Acervos Origens

Viola Brasileira Show

PDF Imprimir

13º Encontro de Violeiros de Brazlândia

Na segunda quinzena de junho de 2013 (dias 20, 21, 22 e 23) a cidade de Brazlândia-DF viverá quatro dias de intensa programação voltada para a cultura caipira de raiz. Com uma extensa agenda de atividades típicas da temática caipira, em todos os dias haverá debates, oficinas, exposição e shows com artistas locais, regionais e de expressão nacional.

ABERTURA

O Encontro começa no dia 20 (quinta-feira), a partir das 19h, com a inauguração de exposição de instrumentos e discos clássicos da cultura caipira e apresentações de artistas locais. A partir das 21h, o grande show com ALMIR SATER E BANDA (MS) na praça da Administração Regional de Brazlândia (RA-IV). Toda a programação é totalmente gratuita. Nos dias seguintes, haverão apresentações de mais de 30 violeiros (em solo ou em grupo), vindos de vários estados (SP/MT/MS/GO/MG/DF), com apresentações de artistas consagrados como Zé Mulato & Cassiano (DF), Galvan & Galvãozinho, Kleuton & Karen (DF), Pereira da Viola (MG), André & Andrade (GO), Robreto Corrêa (DF), dentre outros.

BRAZLÂNDIA, 80 ANOS e CLUBE DO VIOLEIRO CAIPIRA DE BRASÍLIA, 20

Este ano o Encontro de Violeiros prestará duas importantíssimas homenagens: comemoração pelos 80 anos de existência da cidade de Brazlândia e vigésimo aniversário do Clube do Violeiro Caipira de Brasília. Brazlândia mantém viva sua vocação de cidade que cultiva um regionalismo cultural ligado às coisas da terra, herdado dos antepassados que povoaram o Centro-Oeste bem antes da construção de Brasília. O Clube do Violeiro Caipira de Brasília é uma entidade cultural sem fins lucrativos, que tem por objetivo a valorização da autêntica cultura caipira de raiz e as tradições populares do Brasil, como Moda de Viola, Folia de Reis, Danças tradicionais (Catira, Lundu, São Gonçalo e Congados), dentre outras

ATIVIDADES

A programação do 13º Encontro de Violeiros de Brazlândia traz, além das atrações musicais, uma variedade de atividades paralelas que ocorrerão durante todos os dias na cidade, incentivando a participação do público, como “Oficinas e exposição de Violas, Discos e objetos de temática Caipira”, “Feira de Artesanato”, “Roda de Prosa e Seminário sobre o panorama da cultura caipira na atualidade”, “Danças Típicas do Caipira: Lundu; Catira”, “Cavalgadas”, além das comidas e bebidas típicas. A agenda oficial de atividades se inicia às 9h da manhã (com oficinas, debates e seminários abertos e gratuitos) e se estende até às 22h, com os shows musicais.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Reunir artistas locais e nacionais de várias vertentes do universo caipira de raiz e ainda agregar valores socioeconômicos e culturais como artesanato e culinária típica (elaborados e comercializados pela comunidade local), participação gratuita em oficinas e shows, bem como o incentivo ao desenvolvimento da cultural na cidade é um dos objetivos do evento. A coordenação do 13º Encontro de Violeiros de Brazlândia estima em cerca de 100 ocupações aos microempreendedores locais cadastrados, movimentando com isso a economia e a renda da cidade, o que imprime também um cunho socioeconômico solidário à atividade.

13º ENCONTRO DE VIOLEIROS DE BRAZLÂNDIA
DATA: 20, 21, 22 e 23 de JUNHO DE 2013
LOCAL: Praça da Administração Regional de Brazlândia (RA IV) – Brasília-DF
HORÁRIO: SHOWS PRINCIPAIS: a partir das 20h. Demais atividades: 10h às 20h.
ENTRADA FRANCA E CLASSIFICAÇÃO LIVRE (em todas as atividades e Shows)

CONTATOSwww.clubedovioleirocaipira.com.br – Celular: 9964-7945 (Coordenação)

Assessoria de Imprensa: Almir Oliveira – (61) 9319-0270 (Claro) – 8316-6230 (Tim)

REALIZAÇÃO: Clube do Violeiro Caipira de Brasília, com apoio do GDF/FAC-Fundo de Apoio à Cultura  e Administração Regional de Brazlândia (RA IV) .