Acervos Origens

Viola Brasileira Show

PDF Imprimir

QUEM SOMOS

O Clube do Violeiro Caipira de Brasília é uma entidade cultural sem fins lucrativos reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público(OSCIP). Seu objetivo é a valorização, manutenção e divulgação da cultura caipira e das tradições populares do interior do país, tais como: folia de reis; folia do divino; danças como catira, curraleira, lundu, São Gonçalo e congados. Neste sentido, tem se dedicado à produção e participação em eventos ligados à cultura e aos costumes do homem do campo como os encontros de folia de reis, encontros de violeiros, exposições, oficinas de instrumentos e feiras.

Criado em 1992, o Clube do Violeiro Caipira de Brasília participa de vários projetos culturais em Brasília e no Brasil e manteve no ar por vários anos o programa "violas e violeiros" na Rádio Cultura FM de Brasília, 1996 a 2001, voltando ao ar em 14 de maio de 2007, com o mesmo formato e entusiasmo. Em sua sede, mantém uma pequena biblioteca sobre cultura caipira, discoteca com cerca de seis mil LPs e CDs, exposição de pôsteres, fotos, objetos, instrumentos e material de pesquisa como vídeos e revistas.

ATIVIDADES

- Encontro de Violeiros e exposição de violas - na Sala Funarte Cássia Eller. Outubro/2004;
- Encontro de Folia de Reis do DF, produção – 2001 à 2010;
- I Encontro de Catira e Viola do DF e Entorno - Parque de Exposições, Setembro/2005;
- Projeto Viola em 2 Tempos no SEST / SENAT, Samambaia – DF 1º Semestre/2005;
- Projeto Viola e Lua Cheia – Parceria CEF, Setembro a Dezembro/2005 à 2008
- O fazedor de rabeca – Oficina de construção e execução – Maio e Junho/2006;
- Projeto Cd Cantos e Danças Sapateados Tradicionais - Lançado em Setembro - 2007;
- Registro do Moçambique e Folia de Reis de Perdões-MG, Capitão Júlio Antônio - 2008

Participação em eventos:

- Feira Nacional da Agroindústria Familiar do DF. 2004 a 2007;
- Encontro Nacional de Violeiros I e II. Ribeirão Preto. 2004 e 2006;
- Feira Ciência para a Vida – Embrapa – Abril/2006;
- Encontro de violeiros de Votorantim – SP;
- Acorde brasileiro – Porto Alegre - RS - Dez 2007;
- Memorial Goiá, "O Poeta Ainda Vive" - DF, Outubro/2010;

- 11° Encontro de Violeiros de Brazlândia - Setembro - 2011.

Programa de Rádio

- Violas e Violeiros. Rádio Cultura FM 100,9. 1996 a 2001 e Maio/2007 até hoje.